quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Pelas rotatórias da vida ararense

Um assunto particularmente comum para motoristas da minha cidade, Araras, são as rotatórias. Não consigo precisar a data, mas há cerca de 7 anos as rotatórias começaram a aparecer espontaneamente por lá. Se você ligar na prefeitura e reclamar que um cruzamento é mal sinalizado, pode apostar: em 1 mês tem uma rotatória nova no lugar! O semáforo queimou? Rotatória nova. Tem uma escola e temos que proteger as crianças? Mais uma rotatória, por favor. A sorveteria faliu? Bota uma rotatória no lugar. Se nosso prefeito (ou o responsável pelas obras na prefeitura) fosse presidente dos EUA, pode apostar que ele teria construído uma rotatória no Iraque para acabar com a "Guerra contra o Terror".

Eu, como cidadão padrão (insatisfeito, mas que aceita qualquer coisa depois de falar mal de alguém e tomar uma gelada), achava a idéia da rotatória um tanto quanto... digamos... idiota. Não conseguia ver motivo nenhum para construir tantas rotatórias assim - tem algum outro lugar com 3 rotatórias, na mesma rua, em menos de 200 metros?. Elas são caras, às vezes atrapalham o fluxo do tráfego e, quando mal planejadas, não resolvem o problema existente - principalmente quando ela está totalmente fora do centro da rua, como é o caso de algumas que parecem uma praça paralela à rua, não uma rotatória.

Mas enfim, a população de rotatórias cresce na mesma taxa que coelhos, mas infelizmente ninguém as caça pra comer ou fazer casacos. Esse crescimento estonteante acabou por me forçar a reparar melhor nelas e pelo menos tentar entender o motivo delas existirem. Pois acabei tendo a grata surpresa ao entender que elas tinham uma outra finalidade muito mais nobre: estética! Não é a estética narcisista e vazia que vocês estão imaginando. Elas têm a função de, ao agradarem a vista, amenizar as dificuldades da vida, diminuir o stress, tornar a vida do cidadão mais feliz. Olhar para uma rotatória em Araras têm o mesmo efeito que entrar em uma esposição de quadros do Monet! E, se você está olhando para as rotatórias fora de centro, advinhem! É o mesmo que olhar um Picasso! Quem mais pode dizer que tem Monets e Picassos espalhados pela cidade?

Vocês, que não são de Araras, têm duas saídas. Passeiem por aqui no final de semana, ou tenham uma vida bem menos feliz que a nossa. Porque, se não estamos felizes, com esse monte de rotatória e o União na terceira divisão, porque é que rimos tanto?

Obs: Enquanto você lia esse artigo, 3 novas rotatórias foram construídas em Araras.

3 comentários:

Unknown disse...

1º comentário! :D

Unknown disse...

Dizem as más linguas que as rotatórias foram feitas em lugares e com tamanho estratégicos,
onde futuramente serão colocados parques temáticos, shoppings, loteamentos de casas populares, o novo estádio do corinthians e até mesmo cassinos!

Unknown disse...

Desculpa, mas estratégia e corinthians? Com assim?