Sem mais palavras!
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Se eu pudesse antecipar problemas...
Pra quem ainda não sabe, eu adoro Dilbert. E a tirinha de hoje tá fantástica demais pra eu não postar aqui:

Sem mais palavras!
Sem mais palavras!
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Momento Cultural - Técnicas de Redação
Antes de mais nada, é bom avisar que vou utilizar os acontecimentos do post Ah! Eu tô maluco! como exemplo.
Existem 3 tipos básicos de redação, que se interrelacionam e se misturam: Narração, Descrição e Dissertação.
Narração: O escritor conta um acontecimento. A narração pode ser escrita na 1ª ou na 3ª pessoa. Ex.: Fabiano estava dentro do trem quando o mesmo chegou à estação da Luz. Enquanto ele tentava descer, um monte de gente o empurrava de volta, utilizando-se de cotoveladas e joelhadas. Uma velhinha que quase o esmurrou chegou a reclamar: "Porra, eles não deixa nóis entrá no trem."
Descrição: O escritor descreve um cenário, sempre na 3ª pessoa. A descrição muitas vezes aparece no meio de uma narração. Ex.: O dia estava ensolarado, o que não era visível do chão devido à forte poluição. A bela Estação da Luz estava naquela tranquilidade de sempre. Não havia nem mil usuários em cada porta do trem que chegava. Fabiano tinha uma expressão de preocupação no rosto, pois sabia o que enfrentaria quando as portas se abrissem.
Dissertação: O escritor deixa de contar um fato e passa a opinar. Ex.: Eu queria descer do trem, mas tinha um bando de filho da puta que não me deixava passar.
Agora que você já saca tudo de redação, algumas dicas rápidas de como escrever bem:
1. Vc. deve evitar abrev., etc.
2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V. Sa. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. "não esqueça das maiúsculas", como já dizia a tia Cotinha, minha professora lá no josé ometto, em araras.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in.
8. Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que sejam maneiras. Sacou, mano?
9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar sempre, em todas as situações, é um erro.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida torne o seu texto repetitivo.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar.
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Corte!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.
21. Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível! Sério!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a orthographia, para não estrupar a língua.
27. Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor não...
Existem 3 tipos básicos de redação, que se interrelacionam e se misturam: Narração, Descrição e Dissertação.
Narração: O escritor conta um acontecimento. A narração pode ser escrita na 1ª ou na 3ª pessoa. Ex.: Fabiano estava dentro do trem quando o mesmo chegou à estação da Luz. Enquanto ele tentava descer, um monte de gente o empurrava de volta, utilizando-se de cotoveladas e joelhadas. Uma velhinha que quase o esmurrou chegou a reclamar: "Porra, eles não deixa nóis entrá no trem."
Descrição: O escritor descreve um cenário, sempre na 3ª pessoa. A descrição muitas vezes aparece no meio de uma narração. Ex.: O dia estava ensolarado, o que não era visível do chão devido à forte poluição. A bela Estação da Luz estava naquela tranquilidade de sempre. Não havia nem mil usuários em cada porta do trem que chegava. Fabiano tinha uma expressão de preocupação no rosto, pois sabia o que enfrentaria quando as portas se abrissem.
Dissertação: O escritor deixa de contar um fato e passa a opinar. Ex.: Eu queria descer do trem, mas tinha um bando de filho da puta que não me deixava passar.
Agora que você já saca tudo de redação, algumas dicas rápidas de como escrever bem:
1. Vc. deve evitar abrev., etc.
2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V. Sa. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. "não esqueça das maiúsculas", como já dizia a tia Cotinha, minha professora lá no josé ometto, em araras.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in.
8. Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que sejam maneiras. Sacou, mano?
9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar sempre, em todas as situações, é um erro.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida torne o seu texto repetitivo.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar.
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Corte!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.
21. Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível! Sério!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a orthographia, para não estrupar a língua.
27. Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor não...
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Tá difícil
Tá difícil aguentar os noticiários. O Sarney tomou conta de tudo. Não se fala de mais nada que não tenha o sobrenome do ex-presidente envolvido. Ou é dele diretamente, ou de um de seus parentes ou empregados (ou seria parente-empregado?). Não que ele não mereça essa pressão toda. Merece sim. Até mais. Mas ficar nessa lenga-lenga toda, fazendo comissões de ética e o escambau, pra tudo não dar em nada, é desperdício do nosso dinheirinho. Seria mais proveitoso pararem de fingir que têm ética e trabalhar um pouco, só pra variar. Afinal, 48,8% do tempo deles (e por tabela nosso dinheiro) é gasto com robalheira; outros 49.7% é gasto em comissões de ética para punir os roubos anteriores; e 12,25% é gasto em prostíbulos. Ou seja, nosso dinheiro vai pras putas ou pros filhos...
O único que conseguiu tirar um pouco de atenção do Sarney foi o Collor, outro ex-presidente que também tem a ficha super-limpinha. Uma beleza. E o legal é que ele se destacou porque aprendeu a dar o olhar do Chuck Norris e fazer a respiração do Darth Vader. Maravilha.
Cadê os homens-bomba quando se precisa deles?
PS: Os números lá de cima foram conseguidos no próprio Senado. A diferença para 100% é a comissão...
O único que conseguiu tirar um pouco de atenção do Sarney foi o Collor, outro ex-presidente que também tem a ficha super-limpinha. Uma beleza. E o legal é que ele se destacou porque aprendeu a dar o olhar do Chuck Norris e fazer a respiração do Darth Vader. Maravilha.
Cadê os homens-bomba quando se precisa deles?
PS: Os números lá de cima foram conseguidos no próprio Senado. A diferença para 100% é a comissão...
Assinar:
Postagens (Atom)