Não sei se eu tenho cara ou atitude de moleque, mas o fato é que toda vez que alguém fica sabendo que eu tenho um casal de filhos e que o mais velho tem quase 9 anos, sempre fica aquela cara de espanto e a pergunta fatal: "Sério?". Depois que o espanto passa, quase sempre vêm uma enxurrada de outras perguntas: "E como é ser pai? E a responsa? Como você reagiu quando ficou sabendo? Você já era casado?" e assim via. A maioria é fácil responder, mesmo que algumas exijam uma historinha maior. Mas tem uma difícil: "Cara, qual a vantagem de ser pai?"
Bom, vamos lá. Em primeiro lugar, filho não é uma ação na bolsa, nem um imóvel, muito menos uma promoção imperdível com 50% de desconto daquele produto que você não precisa. Portanto, não dá pra pensar em vantagem. Essa idéia de capitalista não funciona com filhos. Se você pensa num filho em termos de vantagens/desvantagens, é bom você não ser pai mesmo. E, se você é assim, vai fazer um favor de não espalhar sua genética egoísta por aí... Em segundo lugar, tudo que vou falar aqui é do ponto de vista de um pai que assume a resposabilidade, juntamente com as alegrias e tristezas, de cuidar dos filhos. Tem pais cagando e andando pros seus filhos, aí acho que o ponto de vista é bem diferente.
Agora vamos aos fatos.
Filho muda sua vida: Quando você casa (ou vai morar junto com alguém), sua vida muda um pouco. Mas dependendo da sua parceira, você ainda consegue ter uma vida mais ou menos parecida com a de solteiro, com as baladas e tal. Mas quando seu filho nasce você realmente descobre o que é ter a vida de solteiro jogada no ralo. Não é que fica ruim, mas muda muito. Você até vai conseguir sair sem as crianças, mas antes precisa arranjar alguém pra cuidar delas. E se quiser ir com as crianças, tudo bem. Só lembre-se que não é só montar no carro e sair. Tem que levar malas, fraldas, mamadeiras, mais fraldas, pomada, remédio, papinha, falei das fraldas?, frutas e, claro, fraldas. Fora que quando chegar a hora da naninha, você tem que ir embora.
Filho é caro: Fraldas, leite, roupas, fraldas, remédios, escola, fraldas... e por aí vai. Bebês crescem rápido, exigem trocas constantes de roupas e acessórios. E, quando diminuem a intensidade de crescimento, compensam as perdas quebrando e/ou comendo tudo. Some tudo isso aos fatos de que você vai querer dar do bom e do melhor pros seus filhos e que eles, pelas estatísticas, vão ficar te sugando até terminarem a faculdade (ou além).
Filho te dá uma responsabilidade enorme: Pro resto da sua vida você será responsável por ele. Se ele se der bem, mérito dele. Se ele fizer merda, parte da culpa é sua. Chega a dar medo. E, pior, não existe escola para ser pai. Você pode recorrer a educadores, psicólogos e até à Super Nanny, mas fique sabendo que não existe uma receita pronta para educar seu filho. Cada um reage diferente ao mesmo estímulo.
E aí, ficou com medo? Se ficou, é um bom começo. Ser pai é coisa séria. Se não ficou, ou você não tá lendo direito ou é melhor comprar um lego. Filhos não são para você. Mas agora voltemos à pergunta: E qual a vantagem? Como eu já disse, não tem vantagem. Pelo menos não no sentido capitalista. Mas isso não quer dizer que ser filho seja ruim. Muito pelo contrário, é maravilhoso!
Ser pai está entre as melhores coisas que aconteceram comigo. Eu não seria hipócria ao ponto de dizer que ser pai faz eu esquecer meus sonhos. Não faz. E eu sei que vou abdicar de alguns para poder criar bem meus filhos. Mas se eu tivesse que escolher entre qualquer sonho que tenho, tive ou terei e meus filhos, ficaria com meus filhos sem pestanejar. Não há nada mais prazeroso do que o sorriso sincero do seu filho. Nada mais emocionante do que ouvir um "Eu te amo" saindo da boquinha deles pela primeira vez. Nada que te dê mais orgulho do que ver seu filho fazendo qualquer coisinha, principalmente se ele aprendeu aquilo sozinho.
Ser pai te ensina a amar incondicionalmente. Ser pai te faz crescer, virar um adulto de verdade, te faz querer ser sempre melhor. Ser pai te torna o herói de alguém, mesmo que isso dure pouco tempo. E ser pai, acima de tudo, te dá uma sensação de imortalidade. Você sabe que, por menor que seja, um pedacinho seu está ali e vai continuar seu legado. Ser pai te faz você ter orgulho de chamar a si mesmo de coruja e babão.
Enfim, ser pai é fantástico. Fora que fazer filho é bom demais...